Suporte à Integridade

O departamento de Serviços de Integridade da Sonomatic oferece aos clientes um serviço totalmente integrado — desde o planejamento detalhado da inspeção até a avaliação dos resultados e a elaboração de um plano contínuo de gerenciamento da integridade. O objetivo é eliminar a lacuna entre as atividades de inspeção e integridade, garantindo que as necessidades do cliente sejam atendidas de forma eficaz, com base em uma compreensão precisa das condições reais dos equipamentos em operação.

O departamento de Serviços de Integridade atua fortemente na área em rápida expansão de Inspeção Não Intrusiva NII, que pode substituir a inspeção visual interna de vasos de pressão. A NII elimina os riscos associados à entrada de pessoal e, muitas vezes, permite que a inspeção seja realizada com o equipamento em funcionamento, evitando os custos relacionados a paradas. A expertise do departamento agrega uma perspectiva de integridade à avaliação dos dados de inspeção. 

Os serviços são oferecidos nas seguintes áreas:

Avaliações de Integridade Operacional (Fitness For Service – FFS)

Equipamentos em operação podem estar sujeitos a diversos mecanismos de degradação, como corrosão, pitting e trincas por fadiga. Com o tempo, é possível que a condição do equipamento se altere a ponto de não atender mais aos requisitos do código de projeto original. No entanto, isso não significa necessariamente que o equipamento não esteja mais apto para uso.

Uma avaliação detalhada, com base em diretrizes reconhecidas pela indústria para Fitness For Service (FFS), pode ser utilizada para demonstrar que a continuidade da operação é justificável. Avaliações FFS consideram a condição atual do equipamento e permitem a tomada de decisões sólidas quanto à continuidade de sua operação.

Processo de Avaliação de Integridade Operacional
  • A primeira etapa de qualquer avaliação FFS é a identificação da condição que possa representar risco, o que depende de uma inspeção eficaz. A Sonomatic é líder mundial na aplicação de diversos métodos de inspeção para identificar e quantificar áreas de degradação. A empresa também oferece a interpretação de resultados de inspeções realizadas por terceiros, a fim de determinar se uma avaliação é necessária.
  • Uma vez quantificada a condição, é possível realizar a avaliação para determinar se o equipamento pode ser considerado apto para uso. A Sonomatic realiza essas avaliações de acordo com os códigos API 579, BS7910, B31G e R6, conforme apropriado. Esses códigos abrangem a maioria dos tipos de defeitos em serviço encontrados nas indústrias de óleo e gás e de processos.
  • Em algumas situações, a análise por elementos finitos (FEA – Finite Element Analysis) pode ser necessária para demonstrar a integridade do equipamento. A Sonomatic pode desenvolver modelos por elementos finitos, combinando informações de projeto com dados de inspeção. Esses modelos são testados para verificar se o equipamento pode ser considerado adequado para operação.
  • Em certos casos, a avaliação pode concluir que o equipamento não está apto para operar nas condições atuais. Quando aplicável, a Sonomatic pode oferecer recomendações sobre alterações nas condições operacionais (como temperatura e pressão) que possibilitem a operação segura contínua do equipamento.
  • Após a avaliação da condição atual de um equipamento, a Sonomatic pode fornecer estimativas de condições operacionais seguras. Esses dados, aliados às taxas estimadas de degradação, permitem definir estratégias futuras de inspeção, assegurando que o equipamento seja monitorado de forma eficaz e operado com segurança.

Perguntas frequentes

As avaliações FFS geralmente são realizadas após a identificação de uma degradação que excede a tolerância de corrosão prevista no projeto. A avaliação tem como objetivo determinar se o equipamento ainda é adequado para operação.

Sim. A Sonomatic segue, em geral, as diretrizes da norma API 579 para realizar avaliações de integridade operacional. Essa norma estabelece três níveis de avaliação, dependendo da geometria do equipamento e da severidade da degradação.

Avaliações de Nível 1 São as mais simples e conservadoras. Utilizam a espessura mínima e as dimensões da degradação para calcular se o equipamento pode continuar operando.

Avaliações de Nível 2 São mais complexas que as de Nível 1 e menos conservadoras. Utilizam um perfil de degradação mais detalhado para avaliar a condição do equipamento.

Avaliações de Nível 3 São as mais complexas e as menos conservadoras. Utilizam simulações por elementos finitos para determinar se o equipamento pode continuar em serviço com segurança.

Sim. Se for possível determinar uma taxa de corrosão adequada, é possível estimar a condição futura do equipamento. Isso permite calcular a vida útil remanescente. O monitoramento contínuo das áreas degradadas permite atualizar a taxa de corrosão e reavaliar a estimativa de vida útil.

A equipe de Integridade da Sonomatic complementa todas as atividades de inspeção, oferecendo suporte tanto pré quanto pós-inspeção. Esse suporte pode incluir, por exemplo, o planejamento da inspeção ou a avaliação dos dados obtidos.

A Sonomatic pode fornecer justificativas formais para a aplicação de amostragem externa em vários componentes. Isso inclui o desenvolvimento de requisitos-chave de inspeção por meio de simulações estatísticas de estratégias de inspeção propostas, levando em conta os cenários de degradação esperados.

Entre os principais suportes estão a análise de dados e a comparação de dados de inspeções repetidas ao longo do tempo. Também é possível realizar a verificação cruzada de dados de diferentes técnicas de inspeção. Por exemplo, comparar dados obtidos por inspeção interna (ILI – In-line Inspection) com os dados coletados pela Sonomatic por meio de técnicas externas.

Entre em contato conosco hoje mesmo.