A Sonomatic foi contratada para realizar uma revisão independente dos dados de inspeção, bem como uma avaliação de fitness-for-service (FFS), após a identificação de reduções significativas na espessura da parede ao longo de um período de 6 meses, reportadas pela equipe de inspeção atual do cliente.
Análise de Redução da Espessura e Avaliação FFS
Processo
A comparação direta entre resultados de inspeção pode ser difícil, pois pequenas variações na configuração ou no local podem causar diferenças significativas na interpretação dos dados.
A Sonomatic realizou uma análise estatística dos dados e identificou diversos fatores que influenciaram a qualidade das informações e, consequentemente, os resultados da inspeção. Entre os problemas detectados, destacou-se um deslocamento sistemático entre os resultados das inspeções, onde o gráfico à esquerda mostra os dados brutos, e o gráfico à direita apresenta os dados alinhados em uma espessura não corroída. Alinhar as curvas em uma espessura não corroída é um método comprovado para comparar conjuntos de dados, pois permite garantir que essa referência não sofreu variações significativas entre as inspeções. Isso oferece uma maneira simples de visualizar e comparar os dados.
Resultado
Fatores como corte dos dados, configuração incorreta de gating e captura parcial das indicações contribuíram para as reduções reportadas nos valores mínimos. Após análise detalhada dos dados e imagens do relatório fornecidos pelo cliente, a Sonomatic concluiu que a maior parte da perda de espessura reportada não era significativa, estando todas as diferenças entre os resultados dentro das variações aceitáveis de medição.
Com base na análise realizada, foi determinado com alto grau de confiança que a perda máxima de espessura foi de 0,6 mm, comparado aos 2,3 mm reportados pela equipe de inspeção anterior. Associado a um estudo de fitness-for-service (FFS), isso trouxe maior segurança ao cliente para continuar operando o equipamento.