Case de Sucesso: Scanner para Mapeamento de Corrosão na Parte Inferior de Tanques

A Sonomatic foi solicitada por um cliente para fornecer uma solução de inspeção que permitisse avaliar a parte inferior de um tanque quadrado utilizando tecnologia de mapeamento de corrosão. A configuração do tanque incluía vigas transversais na parte inferior, que precisavam ser contornadas remotamente, o que tornou a inspeção mais desafiadora. A equipe de desenvolvimento de equipamentos da Sonomatic, em conjunto com o Grupo de Suporte Técnico, utilizou atual tecnologia e software de inspeção desenvolvidos internamente para entregar uma solução a esse desafio.

Processo

Os métodos de inspeção existentes, utilizados pela empresa responsável anterior, limitavam-se a medições aleatórias de espessura feitas manualmente, com o braço estendido, o que não atendia à cobertura, quantidade e qualidade de dados necessários para avaliações de integridade e tomada de decisões.

O departamento de Engenharia de Equipamentos da Sonomatic utilizou o scanner automatizado de varredura rápida Raptor como base para o desenvolvimento do scanner para inspeção sob o tanque. Foi necessário desenvolvimento de engenharia e software para permitir que a varredura fosse realizada para cima, ao invés do sentido usual para baixo. Além disso, a necessidade de contornar os reforços estruturais inferiores foi incorporada ao projeto do hardware e software, permitindo que o braço do scanner se elevasse e abaixasse remotamente ao passar por esses reforços, garantindo a cobertura adequada da área a ser inspecionada.

Resultado

Como em todos os projetos de Inspeção Não Intrusiva da Sonomatic, os dados da inspeção são capturados ao vivo e transpostos em tempo real diretamente no modelo 3D gerado do componente, utilizando o programa SIMS da Sonomatic. Isso reduz drasticamente o tempo de gerenciamento de dados e elaboração de relatórios associados a essas campanhas de inspeção.

O SIMS integra-se diretamente com os sistemas avançados de inspeção e scanners da Sonomatic, permitindo a construção ao vivo dos compósitos à medida que os dados são coletados. Isso possibilita capacidades avançadas de análise de formas de onda e dados, bem como o preenchimento dos compósitos diretamente nos modelos 2D e 3D em tempo real.

Fale com a Fototerra Sonomatic sobre o seu próximo projeto

Baixe o PDF