Foi identificado um vazamento por perfuração em uma solda de flange de uma linha de injeção de água de 12” a 500 metros de profundidade. O tubo e o flange eram de aço carbono API 5L X60, com revestimento interno em liga resistente à corrosão (CRA) — Inconel 625 — e a solda de topo também era realizada com material CRA (Inconel). O objetivo era desenvolver técnicas de inspeção de dutos para avaliar (10” e 12”) soldas CRA semelhantes, a ZTA (Zona Termicamente Afetada) e o material base em ambos os lados, para verificação de possíveis corrosões.
Inspeção Direcionada para Soldas de Ligas Resistentes à Corrosão em Linhas de Injeção de Água Flangeadas
Processo
A metodologia de inspeção envolveu a aplicação de ondas transversais em múltiplos ângulos, realizadas de ambos os lados da solda em uma única operação, garantindo cobertura total (360°) da junta. A técnica TOFD foi utilizada para confirmação e dimensionamento de defeitos, quando necessário.
Todo o sistema foi validado em corpos de prova simulando as condições reais, antes da mobilização, para comprovar a probabilidade de detecção (POD) e a precisão do método.
Resultado
Sem o uso dessa tecnologia inovadora de inspeção, essas soldas seriam praticamente impossíveis de inspecionar, o que poderia resultar em paradas não programadas e perdas significativas de produtividade. O desempenho da inspeção (em termos de precisão e POD) foi essencial para permitir que o cliente mantivesse a operação segura dos dutos. A utilização do sistema por ROV também contribuiu para a redução do tempo e dos custos das inspeções.