Foi necessária uma inspeção externa de um riser submarino para verificar indicações previamente identificadas por uma inspeção interna.
Inspeção de Riser Submarino de Exportação Usando DRS™
Processo
O riser submarino possuía um revestimento de neoprene com 12 mm de espessura, o que impossibilitava a realização de inspeções externas por meio de técnicas ultrassônicas convencionais.
Para viabilizar a inspeção externa através do revestimento de neoprene, a Sonomatic utilizou sua técnica de espectroscopia de resposta dinâmica (DRS™). O DRS™ emprega ultrassom de baixa frequência, capaz de penetrar revestimentos que atenuam os sinais de inspeção ultrassônica convencional. A excitação de baixa frequência provoca uma resposta em frequência natural do aço. Utilizando métodos avançados de processamento de sinal, é possível derivar a espessura do material com base nessa resposta natural.
Resultado
Com a técnica DRS™, a Sonomatic conseguiu gerar um mapa de espessura da área de interesse do riser submarino. Os resultados identificaram regiões com degradação abaixo da espessura nominal da parede.
A inspeção foi bem-sucedida. Os dados obtidos pela Sonomatic contribuíram para demonstrar a integridade do riser nas condições de pressão máxima de operação.