O scanner submarino Raptor II, da Sonomatic, foi desenvolvido em 2017 para atender às campanhas de inspeção submarina da Shell. Inicialmente, o Raptor II era utilizado principalmente em topside, para inspeções rápidas de grandes estruturas. No entanto, a Shell precisava de uma solução de inspeção para águas rasas, com aplicação rápida, que pudesse ser lançada diretamente da plataforma por meio de um ROV de classe de inspeção, como o modelo Cougar.
Inspeção de Caisson com Raptor II
Processo
A Sonomatic conduziu um programa interno de desenvolvimento para adaptar o scanner à operação submarina. Esse processo foi realizado em um prazo apertado de 11 semanas, antes do início da primeira de três inspeções planejadas em ativos diferentes.
Trabalhando em parceria com a James Fisher Marine Services (fornecedor do ROV), a Sonomatic integrou o scanner aos sistemas de alimentação e comunicação do ROV, garantindo que ambos os equipamentos funcionassem de forma integrada e que os dados fossem coletados com eficiência. Um teste de aceitação em ambiente controlado (F.A.T.) foi realizado em terra, em Newburgh, para assegurar a compatibilidade dos sistemas em ambiente molhado antes da primeira campanha offshore.
Resultado
Durante as três campanhas de inspeção, a Sonomatic inspecionou 11 caissons em pontos críticos de três diferentes ativos. Os dados obtidos permitiram que a Shell tomasse decisões estratégicas importantes relacionadas à integridade das estruturas, assegurando a continuidade segura das operações. O scanner demonstrou ser extremamente útil para inspeções em águas rasas, e a Sonomatic espera continuar colaborando com a Shell e outros clientes, apoiando-os na mitigação das ameaças à integridade enfrentadas nos desafiadores ambientes operacionais de hoje.