Mapeamento de Corrosão no Porto de Pilbara

Quando a Sonomatic Australia e a Vertech colaboram em projetos, elas combinam suas principais competências para oferecer um serviço da mais alta qualidade. Em 2020, as duas empresas utilizaram métodos de Ensaios Não Destrutivos (NDT) para inspecionar 300 estacas de aço de um píer, desde a cabeceira até o nível da água (aproximadamente 6 metros por estaca), utilizando a tecnologia de Correntes Parasitas Pulsadas LYFT (Pulsed Eddy Current – PEC) para determinar a extensão da corrosão externa.

A equipe empregou diferentes métodos de acesso, incluindo acesso por corda conforme padrão IRATA, scissor lift e uma balsa de apoio. Por meio do uso da sonda em array LYFT (PECA), foi possível inspecionar toda a circunferência de cada estaca com apenas quatro varreduras, mantendo um alto nível de resolução dos dados. A inspeção foi concluída dentro do prazo previsto (campanha de 8 semanas), com segurança e dentro do orçamento estabelecido.

O que é Corrente Parasita Pulsada (PEC)?

A Corrente Parasita Pulsada (Pulsed Eddy Current – PEC) é uma técnica de inspeção eletromagnética sem contato, utilizada para medir a espessura de aço carbono e aço de baixa liga através de uma variedade de materiais não condutivos ou não ferromagnéticos, como isolamentos térmicos, produtos de corrosão, revestimentos antifogo e incrustações marinhas. Além da unidade PEC tradicional, a Sonomatic também utiliza a sonda em array Lyft (Pulsed Eddy Current Array – PECA), que opera com seis unidades simultaneamente. Essa sonda cobre uma faixa de 457 mm de largura por varredura, o que aumenta significativamente a produtividade e reduz o tempo de preparação.

THE OUTCOME

A equipe realizou varreduras em 100% das 300 estacas de aço, identificando diversas áreas com corrosão e algumas com perfuração, que exigem reparos imediatos e planejamento de intervenções futuras. Os mapas de corrosão em 360 graus gerados para cada estaca forneceram às áreas de engenharia e integridade do cliente as informações necessárias para avaliar o estado estrutural e definir metodologias de reparo adequadas para o futuro.

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