Um cliente solicitou a inspeção de alguns condutores em plataforma do tipo UHWP (Unmanned Wellhead Platform) na região do GCC. Falhas de condutores devido à corrosão externa ou interna limitam a integridade estrutural desses ativos em envelhecimento.
Inspeção De Condutor Offshore Usando A Técnica Mec™ da Innospection
Principal Desafio
Para uma avaliação de integridade significativa, buscou-se uma técnica de inspeção rápida com pouca ou nenhuma preparação. O local de inspeção iniciava de baixo da árvore de natal, passava pela splash zone, até o leito marinho.
A inspeção MEC™ detectaria a perda de parede externa e interna localizada ou corrosão geral, suportada por mapeamento de corrosão de 0°, para oferecer ao cliente uma compreensão da parede externa/interna do duto e da condição esperada, o que é crítico para o potencial de perda de hidrocarbonetos.
O cliente comparou e testou várias técnicas para identificar a mais adequada para inspecionar através da área da splash zone até três metros abaixo da água. A splash zone é um local extremamente crítico nos condutores, com corrosão externa severa em alguns casos. A inspeção foi conduzida a partir da configuração da árvore de natal até o leito marinho, navegando através de uma espessa camada de crescimento marinho e incrustações ao redor da região da splash zone. A espessura do condutor era de 22 mm para as primeiras 2-3 seções e depois aumentava para 28 mm na última seção.
Valor Para O Cliente
- Técnica de inspeção rápida e confiável, com cobertura total.
- Fornece dados de inspeção de alta qualidade que podem ser convertidos para o formato de matriz, mostrando os dados em alta resolução – com passos de 2mm que podem ser usados para FFS.
- Pode diferenciar entre defeitos internos e externos
- A técnica não é afetada por crescimento marinho leve e requer menos preparação.
- A corrosão por pite na splash zone não afetará a capacidade de detecção de outras indicações, como em outras técnicas de NDT.
- Os crawlers MEC™ possuem uma câmera HD adicional para inspeção visual.
- Os crawlers MEC™ podem ser equipados com um array adicional de sensores UT, outras técnicas de inspeção e cabeçotes de limpeza, se necessário.
Resultado
Após comparar a técnica MEC™ com outras técnicas de inspeção usadas pelo cliente para inspecionar os condutores, o cliente descobriu que:
- MEC™ can provide a fast inspection with full coverage of the conductor from the top
(Christmas tree) to sea bed, the inspection of a 30m long conductor can be completed in one shift. - A MEC™ pode fornecer um relatório de resolução separada para as condições externas e internas do condutor.
- Os dados da MEC™ podem ser transferidos para um formato de relatório de matriz de dados e ser utilizados para FFS, o que é muito importante para o cliente.
- A MEC™ não requer limpeza extensiva para coletar os dados, podendo também medir a corrosão por piteexterno e interno sem quaisquer problemas na splash zone e outras áreas.
- As capacidades de detecção e sensibilidade da MEC™ permitem detectar corrosão geral em ambos os lados da superfície de inspeção e indicações menores, como pite isolado.
Conclusão da Comparação
Conclusão da comparação realizada entre MEC™, PEC, LRUT e ultrassom manual.
O MEC™ apresenta os melhores resultados entre as quatro técnicas de NDT propostas para inspeção de well conductors, pelos seguintes motivos:
- A cobertura volumétrica completa é recomendada, especialmente na slpash zone.
- A varredura deve ser continuada inicialmente até 3 metros abaixo do nível do mar. Caso nenhuma corrosão seja detectada, assume-se que o sistema de proteção catódica (CP) está funcionando adequadamente.
- A decisão de estender o escopo da inspeção será tomada com base na avaliação dos resultados iniciais.
- A menor margem de erro nos dados proporciona maior precisão na análise e resultados de risco menos conservadores.
Quando as condições da superfície permitirem, o LRUT também pode ser utilizado para avaliar corrosão em áreas de difícil acesso (sob suportes verticais, fixações, etc.).