Inspeção de varredura com MAG-ST em Dutos de Gás Não Pigáveis em Águas Profundas

Um cliente operava vários dutos submarinos em serviço de gás seco. Essas linhas não foram projetadas para inspeção interna, mas estavam em serviço há algum tempo e uma validação de sua condição era necessária. A inspeção para validar a condição foi, portanto, realizada utilizando ferramentas de aplicação externa.

Processo

Como havia centenas de quilômetros de dutos a serem inspecionados, foi necessário utilizar uma técnica de varredura rápida para identificar inicialmente as áreas que precisariam de inspeções complementares com mapeamento de corrosão. Os dutos estavam a profundidades inferiores a 1.000 metros de profundidade (MSW), possuíam diferentes diâmetros, espessuras de parede e tipos de revestimento — o que impossibilitava a aplicação de uma técnica única de inspeção. O objetivo era detectar perdas metálicas superiores a 20% da espessura nominal da parede (NWT) do duto, o que, em alguns casos, significava identificar perda inferior a 3 mm. Como as linhas estavam assentadas no leito marinho e parcialmente enterradas, o acesso era possível apenas à metade superior do tubo.

A Sonomatic projetou e desenvolveu um scanner sob medida, com rodas magnéticas e capacidade de navegação, que é lançado a partir de uma embarcação de apoio por meio de um ROV. A ferramenta de varredura, chamada MAG-ST, foi utilizada para inspecionar centenas de metros por dia, empregando uma das três técnicas diferentes, todas aplicáveis com a mesma ferramenta: SH EMAT, L-EMAT e Multiskip. As seções dos dutos em áreas de alto risco — como pontos baixos — foram identificadas pelo cliente, e uma amostragem representativa de cada duto foi inspecionada. Posicionando os transdutores nas posições de 2 e 10 horas foi possível inspecionar toda a circunferência do duto em uma única passada.

Resultado

A inspeção e a análise realizadas pela Sonomatic forneceram informações sobre a condição dos dutos sem a necessidade de modificações caras para permitir inspeção interna. O desempenho da inspeção superou os requisitos do cliente e gerou dados significativos ao longo dos trechos inspecionados, além de identificar áreas que requerem acompanhamento. Isso foi essencial para determinar a condição geral dos dutos com base em uma inspeção de cobertura limitada.

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