Um cliente operava vários dutos submarinos em serviço de gás seco. Essas linhas não foram projetadas para inspeção interna, mas estavam em serviço há algum tempo e uma validação de sua condição era necessária. A inspeção para validar a condição foi, portanto, realizada utilizando ferramentas de aplicação externa.
Inspeção de varredura com MAG-ST em Dutos de Gás Não Pigáveis em Águas Profundas
Processo
Como havia centenas de quilômetros de dutos a serem inspecionados, foi necessário utilizar uma técnica de varredura rápida para identificar inicialmente as áreas que precisariam de inspeções complementares com mapeamento de corrosão. Os dutos estavam a profundidades inferiores a 1.000 metros de profundidade (MSW), possuíam diferentes diâmetros, espessuras de parede e tipos de revestimento — o que impossibilitava a aplicação de uma técnica única de inspeção. O objetivo era detectar perdas metálicas superiores a 20% da espessura nominal da parede (NWT) do duto, o que, em alguns casos, significava identificar perda inferior a 3 mm. Como as linhas estavam assentadas no leito marinho e parcialmente enterradas, o acesso era possível apenas à metade superior do tubo.
A Sonomatic projetou e desenvolveu um scanner sob medida, com rodas magnéticas e capacidade de navegação, que é lançado a partir de uma embarcação de apoio por meio de um ROV. A ferramenta de varredura, chamada MAG-ST, foi utilizada para inspecionar centenas de metros por dia, empregando uma das três técnicas diferentes, todas aplicáveis com a mesma ferramenta: SH EMAT, L-EMAT e Multiskip. As seções dos dutos em áreas de alto risco — como pontos baixos — foram identificadas pelo cliente, e uma amostragem representativa de cada duto foi inspecionada. Posicionando os transdutores nas posições de 2 e 10 horas foi possível inspecionar toda a circunferência do duto em uma única passada.
Resultado
A inspeção e a análise realizadas pela Sonomatic forneceram informações sobre a condição dos dutos sem a necessidade de modificações caras para permitir inspeção interna. O desempenho da inspeção superou os requisitos do cliente e gerou dados significativos ao longo dos trechos inspecionados, além de identificar áreas que requerem acompanhamento. Isso foi essencial para determinar a condição geral dos dutos com base em uma inspeção de cobertura limitada.