Um cliente operava vários dutos submarinos em serviço de gás seco. Essas linhas não foram projetadas para inspeção interna, mas estavam em serviço há algum tempo e uma validação de sua condição era necessária. A inspeção para validar a condição foi, portanto, realizada utilizando ferramentas de aplicação externa.
Inspeção E Avaliação De Integridade Em Dutos De Gás Seco Submarinos Não Pigáveis
Processo
As condições de operação e o material da linha eram tais que a corrosão interna não era esperada. O objetivo era, portanto, validar a ausência de corrosão e demonstrar uma probabilidade muito baixa de degradação com potencial de ameaça à integridade. Uma abordagem de inspeção por amostragem foi adotada, com as amostras regionais selecionadas com base na maior suscetibilidade à degradação, de acordo com estudos detalhados de corrosão realizados pelo cliente.
Os requisitos de desempenho da inspeção, com respeito à precisão e probabilidade de detecção (POD), foram definidos de forma a garantir que a inspeção de baixa cobertura forneceria uma base estatística suficiente para validação.
A inspeção submarina foi realizada utilizando a técnica de mapeamento de corrosão de 3 graus da Sonomatic, entregue por seu scanner ROV-iT posicionado por ROV . Esta inspeção forneceu medições precisas da espessura remanescente da parede com alta probabilidade de detecção (POD) para degradação de baixo nível.
A análise detalhada foi realizada no desempenho da inspeção de dados para validar que o desempenho atingiu os requisitos e que não havia evidência de degradação durante serviço nas regiões escaneadas.
Os parâmetros e resultados da inspeção foram então usados em uma análise estatística Bayesiana para estimar as probabilidades de atingir a espessura mínima para o fim da vida útil de serviço. A análise indicou probabilidades muito baixas do limite de vida útil, fornecendo garantia da integridade da linha.
Resultado
A inspeção e análise realizadas pela Sonomatic forneceram validação da condição das linhas sem a necessidade de modificações caras para facilitar a inspeção interna. A precisão da inspeção e a probabilidade de detecção foram críticas para permitir a validação baseada em uma inspeção de baixa cobertura. Isso, juntamente com o uso de ROV em vez de mergulhadores para instalação, reduziu o tempo e o custo da validação do exercício.