Inspeção de dois risers flexíveis de offloading, desde o topo até o ponto de contato com o leito marinho (TDP), utilizando a ferramenta de varredura MEC™-Hug. Comprimento total inspecionado: 2.374 m em dois trechos.
Inspeção de risers flexíveis com MEC™
Processo
Limpeza do riser: Antes da varredura, a vidamarinha foi removida do riser com o sistema Caviblaster. Após essa remoção, a inspeção visual não revelou danos mecânicos significativos ou anomalias como arranhões profundos, riscos, abrasões, impacto de objetos caídos, perfurações ou deformações na camada externa.
Inspeção do riser: Após a limpeza, o riser foi escaneado com a ferramenta MEC™-Hug, totalizando 17.561 varreduras circunferenciais registradas. A varredura contínua de maior duração foi de 26 horas. O comprimento total de 2.374 m inspecionado representa um feito inédito na indústria.
MEC™ – A técnica de Corrente Parasita Magnética permite realizar varreduras externas rápidas, com detecção de defeitos em até três camadas de fios. Defeitos detectados: corrosão (pontual/geral), trincas nos arames, desalinhamento ou falhas entre arames. O sinal é separado para cada camada da armadura de tração.
Resultado
Avaliação de integridade: Um dos principais elementos da avaliação da integridade do riser flexível é a previsão precisa da vida útil à fadiga. Foi gerado um modelo 3D dos risers com os defeitos detectados embutidos, permitindo o cálculo preciso do histórico de tensões nos arames da armadura de tração para previsões de fadiga. Isso foi realizado com um solver não linear baseado no método dos elementos finitos (FEM).