Uma avaliação realizada em um duto de águas profundas identificou uma probabilidade razoavelmente alta de degradação interna. O operador concluiu que uma inspeção era necessária para determinar a profundidade e as características de qualquer degradação presente. Devido à configuração do duto, não foi possível utilizar técnicas de inspeção interna , sendo necessário adotar uma solução de inspeção externa. Como o duto estava a 500 metros de profundidade, o uso de mergulhadores foi inviável, tornando obrigatória a utilização de inspeção por ROV.
Inspeção Submarina com ROV em Duto de Águas Profundas com Degradação Interna
Processo
A inspeção precisava fornecer medições precisas da espessura da parede e um perfil detalhado de qualquer degradação presente. Para atender a esses requisitos, a Sonomatic utilizou mapeamento de corrosão em alta resolução a 0° para inspeção do material do tubo e TOFD para as regiões de solda.
A inspeção foi realizada com o ROV-iT, scanner submarino da Sonomatic operado por ROV. Isso permitiu a cobertura completa das áreas do duto com maior suscetibilidade à degradação.
As informações obtidas possibilitaram a realização de uma avaliação de integridade, demonstrando que o duto permanecia em condições adequadas para operação.
Resultado
- As ferramentas ROV-iT da Sonomatic permitiram a inspeção externa do duto em águas profundas.
- A inspeção foi custo-efetiva, sem necessidade de contratar um navio de apoio a mergulho (DSV).
- A utilização de ferramentas lançadas por ROV reduziu os riscos ao pessoal.
- A inspeção forneceu informações detalhadas e precisas, utilizando as técnicas de mapeamento de corrosão e TOFD.
- A alta qualidade dos dados obtidos permitiu que decisões sobre a integridade do duto fossem tomadas com confiança.