Um cliente solicitou uma inspeção através de ferramenta lançada por ROV de soldas de um flange de 10" em tubulação CRA (Corrosion Resistant Alloy) para checagem de possível corrosão e existência de trinca a partir do furo.
ESTUDO DE CASO: SOLDAS EM FLANGES FABRICADOS COM LIGAS RESISTENTES À CORROSÃO
Desafios
Os sistemas de tubulação estavam instalados a uma profundidade de 500 metros, e o acesso às soldas era restrito devido à proximidade dos parafusos dos flanges. Além disso, as soldas em CRA são notoriamente difíceis de inspecionar devido à sua estrutura granular dispersiva e atenuante, que dificulta a propagação ultrassônica.
Inovação
Foi desenvolvido um arranjo com múltiplos transdutores, utilizando ângulos selecionados de ondas transversais e técnica TOFD, com soluções inovadoras de emissão de feixe. Todo o sistema foi completamente validado em amostras representativas. O ROV-iT12 foi modificado para permitir que o cabeçote de inspeção fosse deslocado lateralmente, saindo da estrutura principal do scanner, garantindo acesso aos dois lados da solda sem risco de interferência com os parafusos dos flanges.
Resultado
The complete system was validated on representative samples and successfully deployed in the field. This data provided critical information to the client and ensured continued, safe operation of the lines.