Um tanque de armazenamento atmosférico (AST) esteve regularmente exposto à água por vários anos, o que levou ao desenvolvimento de corrosão externa visível. Durante inspeções internas anteriores, também foram identificadas áreas com corrosão localizada interna aleatória. Surgiram preocupações sobre a possibilidade de corrosão interna e externa coincidentes, o que poderia indicar que a margem de corrosão havia sido excedida. O contratante de inspeção responsável realizou a remoção dos produtos de corrosão da superfície externa, mas só conseguiu realizar medições de espessura em pontos isolados, devido às irregularidades da superfície, que dificultavam o contato adequado dos equipamentos.
Mapeamento de Corrosão em Paredes de Tanques de Armazenamento com Corrosão Externa
Solution
Foi fixado um trilho flexível de compósito de fibra de carbono à parede do tanque, utilizando pés magnéticos. O trilho proporcionou conformidade na direção circunferencial e uma plataforma rígida no plano vertical. A sonda ultrassônica foi posicionada a uma distância fixa da superfície externa e o acoplamento foi realizado com uma coluna de água (bubbler). Uma faixa de medições foi coletada a 150 mm acima da solda de união entre a parede do tanque e a placa anular, em locais onde a corrosão externa era visualmente mais severa.
A flexible carbon fibre composite track was attached to the tank wall with magnetic feet. The track ensured conformity in the circumferential direction whilst providing a rigid platform in the vertical plane. The ultrasonic probe was mounted a fixed distance from the external surface and coupling to the surface was achieved using a water column (bubbler). A band of measurements was collected 150 mm above the wall to annular plate attachment weld at locations where corrosion could be seen visually to be most severe.
Conclusion
Neste caso, demonstrou-se que a corrosão interna localizada não era coincidente com a corrosão externa. Com isso, a espessura mínima remanescente da parede era superior àquela que se esperaria em uma situação de corrosão sobreposta. Os dados de alta qualidade foram utilizados em uma análise estatística para estimar, de forma probabilística, a condição mais crítica. Os resultados da inspeção e da análise embasaram a decisão de manter o tanque em operação, sem necessidade de retirada de serviço para reparo ou substituição — gerando benefícios significativos para o cliente.
Além disso, os dados obtidos servem como linha de base confiável para o monitoramento futuro da taxa de corrosão, possibilitando uma gestão mais eficiente ao longo da vida útil do tanque. Os dados também podem ser exportados diretamente para modelos de elementos finitos para avaliação de fitness-for-service.