INSPEÇÃO DE DUTOS UTILIZANDO MEC™

Em uma refinaria de um cliente, estavam sendo registradas falhas pequenas e isoladas em dutos devido à Corrosão Induzida por Microrganismos (MIC), o que levava a perdas aleatórias na contenção do produto. Esses defeitos nos dutos ocorriam internamente e, principalmente, em um trecho identificado da linha de transferência COSC de aço carbono, com duto de 6" de diâmetro externo e 7,15 mm de espessura de parede, revestida com pintura não condutiva.

O cliente havia realizado diversas tentativas de localizar e mapear esses pequenos defeitos, especialmente utilizando ultrassom manual, com o objetivo de identificá-los antes das falhas ocorrerem — ainda em estágios iniciais de propagação —, mas com pouco ou nenhum sucesso.

Processo

Foi realizada uma campanha de inspeção utilizando diversos scanners de dutos MEC™ (com imãs permanentes e eletromagnéticos) da Innospection (uma divisão da Sonomatic), dedicados à inspeção externa de dutos. Esses scanners foram projetados para diferentes aplicações, considerando o acesso disponível ao duto, diâmetro externo e espessuras de parede.

A tecnologia MEC™ é uma técnica de END (Ensaio Não Destrutivo) comparativa, o que significa que é necessário calibrar todo o sistema utilizando um corpo de prova com as mesmas especificações do material e da tubulação inspecionada. Esse corpo de prova contém defeitos naturais e/ou artificiais similares em forma e natureza aos que se busca identificar, permitindo gerar uma resposta de impedância como referência.

Resultado

Após varreduras intensas em diversas áreas do duto — correspondendo a um total significativo de metros inspecionados — sem detecção de anomalias, uma área da linha finalmente apresentou indicações aleatórias relevantes.

Essas áreas com indicações isoladas e aleatórias foram então submetidas a uma varredura ultrassônica automatizada mais lenta e de alta resolução, que revelou e confirmou a presença de corrosão interna por pite e as respectivas dimensões.

Foram confirmadas duas cavidades isoladas (pite), com as seguintes medidas: 5 mm x 6 mm com profundidade de 25% de perda de espessura da parede, 3 mm x 4,5 mm com profundidade de 20% de perda de espessura da parede Ambas as áreas não haviam sido detectadas previamente durante as inspeções rotineiras por ultrassom manual.

Fale com a Fototerra Sonomatic sobre o seu próximo projeto