Conclusão Da Inspeção de duto do Riser Spool

Em 2010, a Sonomatic inspecionou uma base de riser spool de injeção de água submarina (WI) para um cliente valioso, focando em leituras de espessura pontual em áreas com acesso restrito. Na época, a região de 6 horas do cotovelo limitou o uso de ferramentas automatizadas. Avançando para 2024, o cliente buscou uma inspeção mais abrangente após a emergência de evidências de corrosão em um trecho a jusante da tubulação. Eles priorizaram uma abordagem de inspeção remota usando uma embarcação ROV para minimizar a pegada de carbono.

Para atender a esse desafio, o grupo de Engenharia de Projeto e Desenvolvimento (E2I) da Sonomatic identificou o scanner Stingray da Sonomatic como a plataforma de ferramenta ideal para se adaptar às necessidades do cliente. O Stingray foi modificado para permitir a implantação por ROV, a inspeção em torno de curvas e o acesso à região restrita de 6 horas.

PRINCIPAIS DESAFIOS

O projeto apresentou vários desafios técnicos e operacionais:

  • Restrições de Acesso: A região de 6 horas do riser spool permaneceu uma área crítica, exigindo soluções inovadoras para garantir a cobertura da inspeção.
  • Desenvolvimento do Scanner: Modificações no scanner Stingray incluíram um redesenho da cabeça de inspeção para obter a máxima cobertura de áreas propensas à corrosão. O scanner foi adaptado para coletar dados da região de 1 hora a 7 horas nos extrados das curvas e, se necessário, realizar uma varredura completa de 360 graus inspecionando os intrados.
  • Proteção da Sonda: O projeto exigiu um mecanismo para proteger a cabeça de inspeção durante o lançamento e a recuperação, permitindo que a montagem da sonda fosse elevada e abaixada conforme necessário.
  • Testes de Campo: Um Teste de Aceitação em Fábrica (FAT) em escala total, com uma amostra de tubulação dedicada que mimetizava o trecho offshore, foi essencial. Ajustes menores foram feitos durante os testes para abordar as lições aprendidas.
  • Condições Climáticas Offshore: Condições climáticas adversas no Mar do Norte durante novembro e dezembro e o crescimento marinho no riser spool causaram atrasos, mas exigiram uma resolução adaptativa de problemas.

Inovação

A inovação foi o cerne deste projeto, impulsionando a implementação bem-sucedida de técnicas avançadas de inspeção.

  • Redesenho da Ferramenta: O redesenho E2I do scanner Stingray incluiu uma cabeça de inspeção especializada que poderia navegar por curvas apertadas e áreas de acesso restrito. Isso garantiu uma aquisição abrangente de dados nas seções mais desafiadoras do riser spool.
  • Mecanismo de Sonda Dinâmica: Um mecanismo de elevação e abaixamento para o conjunto da sonda foi desenvolvido para proteger componentes sensíveis durante o lançamento e recuperação, garantindo durabilidade e confiabilidade.
  • Processo de FAT Personalizado: Ao simular condições offshore com uma seção de tubulação dedicada, a equipe garantiu que a ferramenta estava bem ajustada antes do lançamento, reduzindo riscos durante a fase offshore.
  • Integração de Sustentabilidade: A implantação do ROV do projeto não apenas melhorou a segurança e a eficiência, mas também se alinhou com o compromisso do cliente de reduzir sua pegada de carbono.

Resultado

O projeto alcançou seus objetivos, demonstrando a capacidade da Sonomatic de superar desafios complexos e entregar soluções inovadoras. As modificações do scanner Stingray permitiram o mapeamento detalhado da corrosão na região de 6 horas, fornecendo ao cliente dados inestimáveis para avaliar a condição do riser spool e tomar decisões informadas sobre a integridade dos ativos.

Despite adverse weather conditions and marine growth delays, the team successfully completed the inspection, showcasing adaptability and resilience. The use of an ROV vessel not only minimised environmental
impact but also enhanced operational efficiency, earning the trust and confidence of the client. This success reinforces Sonomatic’s reputation as a leader in subsea inspection technology and its commitment to sustainable, cutting-edge solutions.

O sucesso do projeto reside na capacidade comprovada de acesso à COT fornecida pelo WBT, existindo metodologias de inspeção não destrutivas para obter informações essenciais sobre a COT sem a necessidade de entrada no tanque.

 

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