Equipamentos de turbinas a vapor exigem inspeções periódicas; normalmente isso envolve a remoção das pás, o que pode ser custoso e demorado. A Sonomatic foi procurada para determinar se a inspeção poderia ser realizada sem a necessidade de remover as pás, utilizando técnicas avançadas de ultrassom.
Estudo de caso: Modelagem no CIVA aplicado à inspeção de turbinas
Processo
As pás de turbina apresentam uma geometria complexa; a inspeção precisa cobrir a raiz da pá, a região de fixação e o canal de travamento axial. Um modelo tridimensional da pá foi criado utilizando o software CIVA.
Falhas foram inseridas no modelo para simular a cobertura da inspeção. Em seguida, foram realizadas simulações para identificar as respostas obtidas com o uso de sondas phased array com arranjo linear e em forma de matriz .
Os resultados demonstraram que a inspeção in loco com phased array seria capaz de atingir até 95% de cobertura volumétrica na raiz da pá, e aproximadamente 90% de cobertura nas seções de fixação e no canal de travamento axial.
Outcome & Benefits
A análise concluiu que a inspeção com phased array proporciona cobertura da maior parte da raiz da pá, da seção de fixação e do canal de travamento axial. Os benefícios de realizar uma análise CIVA com este tipo de desafio, em parceria com a Sonomatic, foram:
- Validação dos métodos de inspeção sem a necessidade de fabricar amostras físicas de alto custo
- Representação precisa da geometria específica analisada
- Uma variedade de técnicas de inspeção e combinações de falhas podem ser investigadas rapidamente
- Desenvolvimento com bom custo-benefício de inspeções de alta integridade