Inspeção Ultrassônica Automatizada de Jumpers Submarinos com Revestimento GSPU de 2"

Um cliente opera uma série de jumpers submarinos no Golfo do México. Essas linhas não foram projetadas para inspeção in-line, mas estavam em serviço há algum tempo e uma validação de sua condição era necessária. A inspeção para validar a condição foi, portanto, realizada utilizando ferramentas de aplicação externa.

Principal Desafio

Um revestimento GSPU de 2 polegadas estava presente nos jumpers submarinos, o que impedia a inspeção externa usando técnicas ultrassônicas convencionais. A inspeção foi realizada em profundidades de água de até 3000 pés.

Processo

Para realizar uma inspeção externa dos jumpers submarinos através do revestimento GSPU de 2 polegadas, a Sonomatic utilizou sua técnica de Espectroscopia de Resposta Dinâmica (DRS). A DRS usa ultrassom de baixa frequência para penetrar revestimentos que são atenuantes para as técnicas de inspeção ultrassônica convencionais. A excitação de baixa frequência causa uma resposta de frequência natural do aço. Usando métodos avançados de processamento de sinal, a espessura do aço pode ser derivada da resposta de frequência natural.

Resultado e Feedback do Cliente

Usando a técnica DRS, a Sonomatic conseguiu construir mapas de espessura das áreas de interesse nos jumpers submarinos. Os resultados identificaram regiões de preocupação. "Agradecemos o trabalho que a Sonomatic realizou neste escopo de trabalho, desde a qualificação até a execução offshore. Especialmente com toda a flexibilidade devido aos atrasos no cronograma. Fiquei muito satisfeito com a qualidade dos dados nos relatórios provisórios. Estou ansioso para trabalhar com vocês no futuro em outras tarefas de inspeção."

Fale com a Fototerra Sonomatic sobre o seu próximo projeto

Download the PDF