Um cliente opera uma série de jumpers submarinos no Golfo do México. Essas linhas não foram projetadas para inspeção in-line, mas estavam em serviço há algum tempo e uma validação de sua condição era necessária. A inspeção para validar a condição foi, portanto, realizada utilizando ferramentas de aplicação externa.
Inspeção Ultrassônica Automatizada de Jumpers Submarinos com Revestimento GSPU de 2"
Principal Desafio
Um revestimento GSPU de 2 polegadas estava presente nos jumpers submarinos, o que impedia a inspeção externa usando técnicas ultrassônicas convencionais. A inspeção foi realizada em profundidades de água de até 3000 pés.
Processo
Para realizar uma inspeção externa dos jumpers submarinos através do revestimento GSPU de 2 polegadas, a Sonomatic utilizou sua técnica de Espectroscopia de Resposta Dinâmica (DRS). A DRS usa ultrassom de baixa frequência para penetrar revestimentos que são atenuantes para as técnicas de inspeção ultrassônica convencionais. A excitação de baixa frequência causa uma resposta de frequência natural do aço. Usando métodos avançados de processamento de sinal, a espessura do aço pode ser derivada da resposta de frequência natural.
Resultado e Feedback do Cliente
Usando a técnica DRS, a Sonomatic conseguiu construir mapas de espessura das áreas de interesse nos jumpers submarinos. Os resultados identificaram regiões de preocupação. "Agradecemos o trabalho que a Sonomatic realizou neste escopo de trabalho, desde a qualificação até a execução offshore. Especialmente com toda a flexibilidade devido aos atrasos no cronograma. Fiquei muito satisfeito com a qualidade dos dados nos relatórios provisórios. Estou ansioso para trabalhar com vocês no futuro em outras tarefas de inspeção."