A Sonomatic realizou uma inspeção submarina onde, além das áreas com perda de espessura, foram descobertas laminações no material, algumas muito próximas das indicações identificadas como perda de espessura. A Sonomatic precisou realizar análises avançadas adicionais para determinar com precisão quais respostas dos sinais eram geradas pelas laminações e se estas estavam interagindo com a corrosão.
Estudo de Caso: Processamento Avançado de Sinais
Processo
Os resultados do mapeamento de corrosão foram reprocessados em mapas chamados ‘midwall’, que ilustravam as respostas provenientes das laminações e da corrosão. Esses mapas ‘midwall’ foram então processados para incluir apenas indicações com resposta do fundo da parede (backwall). Exemplos de ambos os mapas são apresentados abaixo.
Resultado
A comparação desses mapas permitiu à Sonomatic identificar claramente quais indicações correspondiam a laminações e quais eram compatíveis com corrosão. Além disso, foi possível determinar que algumas laminações estavam próximas de interagir com a corrosão, criando risco de aumento na taxa de corrosão. Conseguimos destacar essas áreas para o cliente, permitindo que ele planeje de forma mais eficiente futuras campanhas de inspeção.